Voltei a passear, voltei ao blog. Link para aceder ao relato do passeio: http://criarumos.info/Passeio_a_londres_web/passeio%20a%20londres.htm

Click here to read this mailing online.

Your email updates, powered by FeedBlitz

 
Here is a sample subscription for you. Click here to start your FREE subscription


"Jardim de Urtigas" - 5 new articles

  1. Viajem a Londres
  2. Para todos, juntamente com uma santa con...
  3. Pastéis de Nata
  4. Nomes de Pessoas
  5. Casas bizarras e exóticas pelo mundo
  6. More Recent Articles

Viajem a Londres

Voltei a passear, voltei ao blog.
Link para aceder ao relato do passeio:

 

Para todos, juntamente com uma santa con...


Para todos, juntamente com uma santa consoada, são os votos deste urtigão para o Natal de 2013
    

Pastéis de Nata

Os que me conhecem sabem como sou um bom garfo e não tenho medo de me chegar às panelas, por vezes até crio umas coisa bem jeitosas, mas não é de mim que vos venho falar… mas sim de uma especialidade bem portuguesa que muito de vocês já provaram, comeram e se lamberam, gostariam de saber fazer mas não sabem como, então uma breve história e depois uma receita para pasteis de nada. (aqueles ou aquelas que queiram dar um toque mais fresco é só juntar à água raspas de limão (pouco, se não altera em muito o sabor) e coar a mesma água para as raspas não contaminarem o produto final.

A História

Os "Pastéis de Nata, de Belém" são uma das mais populares especialidades da doçaria portuguesa. Embora se possam saborear pastéis de nata em muitos cafés e pastelarias, a receita original é um segredo exclusivo da Fábrica dos Pastéis de Belém, em Lisboa. Aí, tradicionalmente, os pastéis de Belém comem-se ainda quentes, polvilhados de canela e açúcar em pó.


Em 1837, em Belém, próximo ao Mosteiro dos Jerónimos, numa tentativa de subsistência, os clérigos do mosteiro puseram à venda numa loja precisamente uns pastéis de nata. Nessa época, a zona de Belém ficava longe da cidade de Lisboa e o seu acesso era assegurado por barcos a vapor. A presença do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém atraíam inúmeros turistas que depressa se habituaram aos pastéis de Belém.




Na sequência da revolução liberal de 1820, em 1834 o mosteiro fechou. O pasteleiro do convento decidiu vender a receita ao empresário português vindo do Brasil Domingos Rafael Alves, continuando até hoje na posse dos seus descendentes.

No início os pastéis foram postos à venda numa refinaria de açúcar situada próximo do Mosteiro dos Jerónimos. Em 1837 foram inauguradas as instalações num anexo, então transformado em pastelaria, a "A antiga confeitaria de Belém". Desde então, aqui se vem trabalhando ininterruptamente, confeccionado cerca de 15.000 pastéis por dia. A receita, transmitida e exclusivamente conhecida pelos mestres pasteleiros que os fabricam artesanalmente na Oficina do Segredo, mantém-se igual até aos dias de hoje. 


Tanto a receita original como o nome "Pastéis de Belém" estão patenteados.

A Oficina do Segredo na Fábrica dos Pastéis de Belém guarda a antiga receita secreta da confeção e preparação dos verdadeiros pastéis de nata - os Pastéis de Belém.

Os mestres pasteleiros da Oficina do Segredo são os poucos detentores da receita, assinam um termo de responsabilidade e fazem um juramento em como se comprometem a não divulgar a receita.

Receita Pastéis de Nata

A Receita é para 16 unidades.

INGREDIENTES:
300gr de Massa Folhada  (eu compro a massa já feita e estendo-a até ficar bem fina)
300gr de Açúcar
2,5dl de Leite
50gr de Farinha
2,5dl de Água
6 Gemas
Canela em Pó para polvilhar

CONFECÇÃO:
1) Deitar a farinha no tacho, juntar o açúcar, a água, o leite e misturar bem. Levar ao lume mexendo de vez em quando  (o truque está em mexer o mínimo possível!)  até engrossar. Retirar do lume e deixar amornar. Numa tigela bater as gemas e depois juntar o preparado anterior, em fio e mexendo sempre.

2) Ligar o forno a 250º. Numa bancada polvilhada com farinha, estender a massa folhada em forma de retângulo. Cortar a massa em rodelas com 2cm de largura  (eu uso uma caneca). Untar as forminhas com azeite ou manteiga e forrar com a massa folhada, esticando cuidadosamente com os dedos. 

3) Aparar os rebordos das forminhas e distribuir o preparado anterior pelas mesmas  (eu coloco uma colher de sopa em cada forminha e depois distribuo o restante preparado de forma uniforme para que fiquem todos equilibrados).

4) Dispor as forminhas num tabuleiro e levar ao forno por aproximadamente 35 minutos  (aqui em casa preferem-nos bem cozidos). 

5) Retirar do forno e salpicar com borrifos (o borrifador de engomar serve) de água  (não subestimem esta parte da receita, faz toda a diferença!), deixar amornar ligeiramente e desenformar. Servir polvilhados com canela (é polvilhar não encher de canela).

Pronto, é a receita mais simples do mundo e garanto que fica deliciosa! Espero que gostem. Quando experimentarem deixem comentários! Qualquer dúvida que tenham é só colocar.

Vídeo Caçado na net sobre pastel de nata

Um ’truque’ o maçarico faz milagres na queimada dos pasteis se o forno não os queimar suficientemente… ;)

Atenção: Cada Pastel de Nata tem cerca de 275kcal! (Comam com moderação!), porque estes são de chorar por mais.


Senão… iguaizinhos ao Jardineiro
    

Nomes de Pessoas





Os nomes que se seguem são reais, por mais incrível que possa parecer.
São passíveis de serem encontrados na base de dados de um banco português (balcão do Banco Espírito Santo) em Luanda:
- Liberdade de Jesus Narigueta Perna Torta Banha
- Cidália Calçada Descalça
- Norlinda Rapa Buraco
- Maria Ténia Viu Vultus
- Etelvina Vaca Cabeça
- Joaquim Cuecas
- Luis Fortes Lopes Carago
- Maria Teresa Rabo Bacalhau Molho
- António Agostinho Chouriço Junior
- Maria Bem Grosso
- Joaquim Bagina
- Paulo Puns Dá
- Maria Trombasia
- Ignácio Bufa Bucelato
- Maria Salva Um de Cada Vez
- José de Sousa Rabito Magro
- Maria Augusta Rata Seca
E a vencedora é:
- Maria Salva Um de Cada Vez
    

Casas bizarras e exóticas pelo mundo


Desde Fevereiro de 2012 que não colocava nada...

Vadiagem, trabalho, escravatura ou falta de tempo... provavelmente um pouco de tudo, uma certeza porém... não é falta de consideração pelos amigos deste Blog. Estou de volta, por quanto tempo? Só perguntando aos astros.

Então vamos lá...


fotos casas bizarras
Algumas pessoas gostam de casas com formatos tradicionais, já outras são extremamente criativas e extravagantes , não se contentam com simplicidade e fazem de suas casas estruturas arquitetônicas impressionantes.
Algumas são tão bizarras e exóticas, como a casa feita de cabeça para baixo, uma mansão em forma de bolhas, cogumelos, e até vaso sanitário, impossível não ficar de bocaberta.
Conheçam algumas casas com fomatos inusitados e bizarros pelo mundo (part 1)
Casa Bolha na França – Bubble House
A “Bubble House” (casa bolha) fica em Tourettes-sur-Loup, França, foi concebida nos anos 70 pelo arquiteto húngaro Antti Lovag, para o famoso costureiro Pierre Cadin.Essa casa futurista com inúmeras janelas, deve proporcionar uma bela vista para o mar mediterrâneo apesar de seu formato exótico, eu achei bem interessante.
casa em formato de bolha
bubble house- pierre cardinpierre cardin bubble house - casa bolha
Hang Nga Villa – Dalat, Vietnam
Esta casa é conhecida como “crazy house” e parece uma casa dos contos de fadas de um livro infantil tipo a casa da bruxa.Foi construída por Hang Nga com o fim de refletir seu interesse em arte e arquitetura.Feita de concreto sua aparência imita um grande e velho tronco de árvore.A casa hoje em dia é usada como restaurante e entrada para uma pousada.
casa na árvore
Crooked House – Sopot, Polônia
Esta casa situa-se na Polônia e foi criada pelo arquiteto polonês Szoty?scy Zaleski. Seu projeto foi inspirado pelas ilustrações de Jan Marcin Szancer e pelo artista suéco Per Dahlberg. Ela é uma das contruções mais fotografadas em toda a Polônia, possui magníficas curvas e uma azul-esverdeado esmaltado nas telhas e vidros. O edifício estava destinado a criar a impressão de um enorme dragão mas, evidentemente, falhou. Na verdade, trata-se de um pequeno complexo de lojas e não de uma casa mas, mesmo assim é muito interessante e, com suas curvas e ângulos, parece ter saído do cenário de algum desenho animado. Não se preocupe, ele não vai cair.
casa com ilusão de ótica
Elephante & Hippodome – Cornville, Arizona
Essa casa é chamada de “Elephant House”, sua escultura foi criada pela artista casa Michael Kahn e sua esposa Leda Livant com materiais encontrados ao longo de um período de 28 anos.  Nunca houve qualquer tipo de piso plano no interior da casa.Sua aparência é de um hipopótamo emergindo de um lago.
casa com formato de elfante , feita com pedras
casa reciclada
Bart Prince House – Albuquerque, Novo México
O arquiteto Bart Prince é conhecido por projetar estruturas criativas e inusitadas como esta.O arquiteto diz que suas casas começam de dentro para fora.
casas com formatos exóticos e bizarros
casa bart prince- arquitetura diferente
Casa toilet
Essa casa em formato de vaso sanitário foi construída por Sim Jae-Duck, apelidado de “Prefeito Toilet”  na cidade de Suweon, Coréia do Sul. No centro da casa, as paredes de vidro são como se fossem uma vitrine, produzindo alguns efeitos para que os usuários da grande casa possam se sentir mais seguros.
Casa com formato de vaso do banheiro
“Inversion House” – Houston, Texas
Duas propriedades estavam para serem demolidas em Houston (EUA) e os artistas plásticos, Dan Havel e Dean Ruck, viram uma oportunidade de transformá-la em arte, fazendo uma escultura de madeira com a aparência de buraco negro.Esse buraco foi criado com as próprias madeiras da propriedade que durante 30 anos foi um espaço de exposições e aulas de arte da Art League Houston.
casa invertida
Casa cogumelo “Mushroom House – Cincinnati, Ohio
O arquiteto Terry Brown criou esta casa, chamada por ele de Mushroom House, uma casa com aparência bizarra em um bairro chique de Cincinnati. A intenção do arquiteto era criar uma casa com formas irregulares que imitaria formas encontradas na natureza, utilizando vários materias como vidros, madeiras e até cerâmicas.
casa cogumelo
Arranha-céu de madeira na Rússia
Esse imenso arranha céu de madeira foi construído pelo ex-gângster Nikolai Sutyain em Arkhangelsk, na  Rússia. O projeto original, tinha dois andares, mas como queria mais espaço, começou a acrescentar andares e ela acabou se transformando em um arranha-céu.Nikolai já foi um milionário e hoje possui apenas sua casa de madeira.
arranha céu de madeira
Casa de cabeça para baixo na Polônia
Só de olhar para essa construção já dá para sentir náuseas, esta é a Upside Down House, a casa de cabeça para baixo, construída pelo empresário polonês  Daniel Czapiewski que levou 114 dias para ficar pronta.A casa atrai muitos turistas para a pequena aldeia de Szymbark. Segundo Daniel, a casa foi construída de cabeça para baixo como um manifesto contra a condição atual do mundo, que segundo suas palavras,  “está tudo virado de cabeça para baixo”.
casa de ponta cabeça

Casa Crocodilo
A casa foi construída em Abidjan, capital da Costa do Marfim por Moussa Kalo artista africano que morreu antes de inaugurar sua nova casa.
casa em formato crocodilo na África02
casa formato crocodilo na áfrica
Piano House
Esta surpreendente arquitetura é a casa Piano localizada em Huainan na China.As escadas que dão acesso para a entrada da casa estão no grande violino transparente.
fotos de casa piano na China
“Shoe House” Casa Sapato
Veja mais uma casa com formato inusitado na África.A Shoe House fica na África do Sul,e é criação do artista e hoteleiro Ron Van Zyl, que a construiu para sua esposa Yvonne em 1990. O sapato abriga um pequeno museu de arte em madeira talhada e faz parte de um complexo de oito chalés com restaurante, piscina e bar.
Casa em forma de Tenis
Fonte : Link
    

More Recent Articles


You Might Like

Click here to safely unsubscribe from "Jardim de Urtigas."
Click here to view mailing archives, here to change your preferences, or here to subscribePrivacy